terça-feira, 23 de outubro de 2012

Once Upon a Time (S01) e o feminismo


No começo eu não queria ver a série porque pelo poster eu achei que ia ser muito sombrio e eu não curto. Maaaass...

Namorado me fez ver o primeiro episodio dizendo que eu se eu não gostasse não precisava ver mais. 
- Ta bom.... ¬¬

Acontece que eu gostei e MUITO da série e a gente viu a série toda em 2 semanas (talvez?) (e olha que são episodios de 1h!!!) e agora só nos resta esperar semana apos semana pra acompanhar a série que começou faz pouco sua segunda temporada....

Eu queria fazer uma observação feminista da série, mas acontece o seguinte:
1- eu não tenho uma base de feminismo ainda muito clara pra mim mesma a ponto de dissertar sobre o-que-quer-que-seja.
2- eu não sou escritora
3- eu reparei nisso faz uns cinco minutos, logo não foi uma coisa que eu fiquei estudando e aprofundado.

Mas vamos lá! =)      *SPOILERS*


Primeiro, a principal da série é uma mulher! \o/ Depois, ela não é sensualizada! \o/\o/\o/ Ela faz ~trabalho de homem~ (policial, xerife etc) e sem salto! Caraca, ainda há esperança pra humanidade! Mas ainda tem mais! Mais mulheres e mais poder!

Snow White is that you?
A Branca de Neve, rapidamente associada a imagem ingenua da Disney, não ficou passiva nessa série. Como a historia é contada meio fora de ordem e ao contrario, eu estranhei muito vendo ela de calças (cade o vestido de princesa????) e arqueira e lutando (virou guerreira??). E ao longo da primeira temporada você vai percebendo que ela não está esperando um príncipe e se resolve muito bem sozinha! U_U Só que nada disso aparece muito na parte moderna da historia, mas quem liga? xD
We can't be togheter like this
Pensando bem.... eu acho muito legal ela ter aquele self respect quando o David (aka Principe Encantado) pisa na bola (muitas vezes diga-se de passagem) e ela simplesmente prefere ficar sozinha do que ficar sendo a outra. Ela sempre corta ele quando ele ta errado. Ou ele se resolve com a outra para ficarem juntos ou nada de ficar juntos. O David é um bundão (uma pena...) Ele é muito melhor no passado na versão principe u_u




Outra que tambem é bem resolvida é a Chapeu. Ela, que eu me lembre, é a unica personagem sensualizada, mas depois que conta a historia dela ela deixa o micro shortinho e o decote de lado e veste uma calça rs. Mas na versão antiga ela tambem parte pra luta e não se esconde. Tudo bem que ser um lobo deve ajudar um pouco rsss
*Eu acho ela meio parecida com a Anne Hathaway.



Evil Queen Regina
Eu queria falar da Rainha Má, mas não muda muita coisa da versão dela da Disney pra versão da série. Mulher poderosa e vingativa e invejosa. Nada novo, mas vale ressaltar que ainda assim não achei a Regina sensualizada. Já como Rainha fica um pouco sim (decotes, decotes).

**ATUALIZAÇÃO: na verdade reparei que uma coisa mudou sim: o motivo da raiva/vingança da rainha não é a beleza. Em nenhum momento se fala nisso. A historia, nesse aspecto, é outra. Beleza não é vista como primordial em Storybrooke. Mais um ponto feminista nessa série!

Preciso dizer que ao longo da primeira temporada a historia dela foi construída de um jeito muito bom! Gostei de suas origens (ok , eu ja vi um pouco da 2º temporada rs tipo uns 3 capítulos). Quando mais no passado da vida dela estamos mais interessante é. Ela foi boa um dia... Acho ela uma boa atriz. 


Granny is ready to rock!
O que eu achei legal é que as meninas se viram muito bem sozinhas: a vó da Chapeuzinho com a arma de la,  a própria Chapeuzinho, a Branca de Neve que inclusive salva o Encantado aqui e ali, Emma, claro, que resolve tudo.

 Rumplestiltskin!
Chapinha nele
Dos homens o personagem que se destaca claro que é o Rapul... Rumples... kistin... (ta, preciso colar pra escrever isso rs) Rumplestiltskin. Alem de achar que ele é o melhor ator da serie ele é um personagem bastante curioso. No passado, na sua versão nojenta eu simplesmente não sabia o que esperar dele. O que ele faz a final? Depois de uma boa sequencia de episódios com ele fazendo acordos e as pessoas se ferrando da pra ver que não vai muito alem disso. Mas saber suas motivações ainda são um plus! Ele faz um quebra cabeça muito digno! Palmas pra ele.

Fora isso os outros parecem pouco mais que figurantes.  O principe faz o esperando alem de ser salvo algumas vezes, mas como David é uma vergonha. O Chapeleiro Maluco só me deu pena. O Caçador não durou o suficiente. O Consciência não é forte o suficiente. E o Espelho...

Espelho espelho meu....

Gostei muito da historia do Espelho. Foi interessante e ele continua devoto a ela. Ele me enganou no episodio que diz que cansou da Rainha Regina. Caí direitinho rsss

Aurora
Mulan
Como já disse vi uns 3 (talvez 4) episodios da 2º temporada e aparecem a Adormecida e a Mulan. A Mulan, claro, guerreira. Considerando que ela era pra ser uma chinesa achei ela muito morena rsss Ela é meio fria e estratégica.  A Adormecida parece meio mole. Mas dividem um amor pelo mesmo homem. blaaaaa  Essa coisa de mulher brigando por homem.... please! Por outro lado a Branca volta a ser a guerreira que era antes! Ameeei! "Emma watch and learn!" (ninguem disse isso, mas achei uma boa frase) 

Tal mãe tal filha?
Outra coisa é a mãe da Regina. Acho que deve ter mais sobre ela ao longo dessa segunda temporada. Quero saber maaais! Vendo a Regina jovem e a mãe dela faz lembrar um pouco do filme Valente/Brave rss

A série praticamente gira em torno de mulheres, mulheres fortes - e um homem, mas como ninguem quer casar com ele ta tudo bem! Posso viver com isso =P

They're real!
THE END

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...